sábado, 24 de dezembro de 2011

Conselhos para uma vida tranquila




Conselhos para uma vida tranquila

Após analisar algumas situações, cheguei a certas e simples conclusões, de como viver uma vida sossegada. Basicamente e é fingir, que é cego e surdo e mudo, quando não for o suficiente, finja que é idiota. Certeza que dará certo. Vão abaixo meus sábios conselhos.

Ao andar pelas ruas das grandes cidades é muito importante ser cego, pois você pode ver velhinho puxando carroça de papelão, não me refiro aos moradores de ruas que escolheram uma vida de ermitão, mas de senhores e senhoras que já deram suas contribuições ao nosso país, trabalharam a vida inteira, e agora na melhor idade, alguns recebem salários de miséria, outros não recebem nada, então precisam complementar suas rendas ou fazer a única, simplesmente para sobreviver. Expostos a sol e chuva, vão à busca de qualquer tipo de sucata descartada nas calçadas, para vender no ferro velho. Nem fale com essa gente, Ignore o barulho das latas chacoalhando enquanto eles se locomovem. Finja ser idiota. O responsável pelas políticas previdenciárias não é você. Quando eleger alguém, procure não lembrar que ali no poder está o seu retrato e na rua está o seu futuro.

Ainda nessa atitude de andar pelas ruas não veja as calçadas esburacadas, sem acessos para deficientes físicos, seja eles cadeirantes ou deficientes visuais, lembre-se que você não é assim, portanto não é de sua conta. Quando chegar a um banco, ou qualquer lugar em que essa gente for impedida de entrar, ou os assentos preferenciais ocupados por marmanjos folgados, e, houver alguma discussão, passe direto, não vá comprar briga que não seja sua, tape a boca e os ouvidos, feche os olhos, siga em frente, Isso serve para situações com gestantes e idosos.

Sem sair da via publica, tem outra coisa que pode ser chata, é criança pedindo esmola. Não se importe com elas. Nem fique imaginado: que deveriam estar na escola, que o poder público deva fazer alguma coisa, que ela está sendo explorada por uma mãe ou pai de rua. Essas também não valem à pena conversar, não pergunte sobre sua família, Não as veja. Faça um olhar perdido, se você quiser, eles podem ser invisíveis. Todos: os mendigos, os usuários de drogas (muitas vezes pré-adolescentes), famílias inteiras debaixo de pontes e viadutos, favelas a beira de córregos e avenidas. Bom falar, pois alguns políticos já pensaram nisso, constroem um cinturão de prédio em frente a grandes favelas, quando passamos vemos só os prédios os barracos ficam atrás, ajuda bastante. O problema é quando pega fogo, então é só procurar não saber, mude de canal, quando passar no noticiário. 

Quando for viaja pelo Brasil, principalmente norte e nordeste, muito cuidado. Pode acontecer de você está na estrada, ou em lindas praias, ver a prostituição descarada, maioria das vezes infantil. Simples feche os olhos, entenda, não de verdade, pois se tiver dirigindo pode bater o carro e estragar seu passeio. Digo uma atitude de não ver. São fantasmas. Afinal, não é a sua filha mesmo. Não vá querer denunciar, ligar para a polícia, conselho tutelar, pode não acontecer nada e você só perder tempo.

Procure ficar longe dos sertões brasileiros: Vale do Jequitinhonha, regiões secas do nordeste, comunidades de quilombos, aldeias indígenas, ribeirinhos das regiões amazônicas, fazenda que usam trabalho escravos por esse Brasil a fora. É um monte se gente doente sem acesso a médicos, sem saneamento básico, sem comida, sem água potável. É horrível, não queira estragar a sua zona de conforto, evite esses lugares, gente chique como você nem precisa saber disso.

Evite noticias ou documentários sobre a África. É um continente do outro lado do Atlântico, longe pra 
caramba. Não vire de forma nenhuma sua atenção pra lá. Tem muitos filmes e documentários degradantes, só serve para enfear seu dia. Deixa sua consciência sossegada. Prefira filme de comedia, pornô, até programa de humor, mas cuidado alguns são irônicos, foque apenas as piadas, procure apenas rir e nunca refletir. Lista de filmes que você não deve ver: Amor sem Fronteira, Diamante de Sangue (tanto o filme como o documentários), Repórteres de Guerra, Tiros em Ruanda, Hotel Ruanda, A Lista de Shindler, Amistad, O Jardineiro Fiel, Tropa de Elite 2, O caçador de Pipas, e muitos outros, não quero ficar lembrando, pois também preciso viver.

Então fica a dica, jamais se envolva em questões sociais e humanitárias, a vida dos outros é dos outros, viva apenas a sua, que afinal de contas, esta já da muito trabalho, não vai perde seu sono à toa com quem você não conhece.

Quando for a igreja, evita as que se preocupam com esses temas. Entregue todo o dinheiro que eles pedirem, e não questionem. Não olhe a vida dos pastores, bispos e apóstolos. Ou melhor, não se aborreça em sair de casa para ir ao templo, passa tudo na televisão mesmo, deposita a grana na conta bancaria e já era, se você for até lá, pode ter alguns inconvenientes pelo caminho, alguns aqui já mencionados, e chegando lá, de repente perceber que as curas não acontecem, ou outro tipo de armação que é melhor nem pensar, afinal são todos homens de Deus.

Não se informe sobre a política e nem queira saber de seus direitos. Vote, mas desde que na semana seguinte você esqueça em quem votou, vai que esse cara aparece envolvido em alguma falcatrua e perceberás que perdeste seu voto. Vote em qualquer um, são todos iguais mesmo. Não perca seu tempo em saber a vida dos candidatos, isso é coisa de fofoqueiro, quando quiseres saber da vida de gente famosa prefira as celebridades televisivas, mas as dos políticos não. Não se importe com o que é feito com o dinheiro de impostos, acredite em mim, você pode passar raiva, não vale a pena.

Meu. Ta surgindo ultimamente uma nova raça de gente chata, já é chamada carinhosamente de ecos-chatos. Fuja desses caras, se preocupam com tudo, é rio poluído, dizem pra você não lavar o carro e a calçada com a mangueira, pegam no seu pé se você joga lixo na rua, não querem que você ande de carro. É uma verdadeira falta do que fazer. Dane-se o planeta, daqui cinqüenta anos podemos nem estaremos vivo mesmo, vamos viver o agora. 

E de hoje em diante ouça apenas fank carioca, ou qualquer outra porcaria que não te faça pensar. Teve um cara que gritava em sua canção “que país é esse, que país é esse”, outro queria “uma ideologia pra viver”, um mais antigo dizia que “quem sabe faz a hora não espera acontecer”, detalhe dois deles já morreram, e tem outros na lista. Olha lá, cuidado coma a sua vida. Já vi jornalistas perde o emprego e até morrer, tudo por se envolver nessas coisas supérfluas. Sem falar num tal de Martin Luther king Jr. e num tal de Gandhi, que foram assassinados.

Talvez na escola perto de sua casa ou mesmo na rua onde mora pode ter tráfico de drogas, não comente com ninguém, nem sonhem em denunciar, faça como um ex-presidente, “eu não sabia de nada”. Não vai perde o sossego por qualquer coisa. 

Então é simples. “Minha consciência não tem olhos, nem ouvidos e nem boca, sou idiota”. Esse é o lema de 
uma pessoa feliz. 

Saiba que é muito bom chegar em casa deitar na cama e dormir o sono da mediocridade, se possível comer o pão do ócio, e ser um feliz idiota, cego, mudo e surdo da alma.

Jessé 

Nenhum comentário: