sábado, 14 de novembro de 2009

Um diálogo eu e a cruz




Cruz você é testemunha do maior incidente da historia. Não só testemunha mais personagem importante. Você já foi um carvalho, arvore bela dos bosques da palestina, quem sabe um vegetal solitário na beira de um caminho, serviu talvez de sombra para os viajantes das estradas empoeiradas do oriente.

Quem foi que te derrubou?

O lenhador te preparou para ser um dos piores equipamentos de tortura. Que mudança, ó cruz! Antes purificava nosso ar agora acabas com vidas, e o pior aos poucos submetendo o condenado a estremo sofrimento. Quantos corpos foram deitados sobre ti? Quantos sangues mancharam tuas vigas, quantos gemidos você ouviu?

Talvez não de muitos, apenas de um homem e tu sabes que esse homem não merecia, ele era simplesmente justo, defendeu prostitutas e as perdoou, preocupou-se com leprosos e os sarou, alimentou multidões com pão, revoltou-se contra às injustiças, não poupou os religiosos legalistas. Ele era Deus em forma de gente caminhando entre nós. Ele era Jesus, homem Deus, ou seja, o amor de Deus disfarçado de homem caminhando entre as minorias da palestina. E tu ó cruz não o poupaste.

Após ele passar por vários julgamentos foi condenado de forma injusta, deram trinta e nove chicotadas e rasgaram sua costa, espancaram e colocaram sobre sua cabeça uma coroa de espinho, perfurando e rasgando sua testa. Jogaram você ó cruz sobre seus ombros, e ele te levou humilhantemente até um monte chamado Calvário.

Foste tu que acompanhaste cada segundo, das horas em que ele ficou pendurado sobre ti, como um troféu ao império e a religião da época, vocês foram levantados no auto do morro. Ainda assim ele perdoou seus torturadores e assassinos, salvou até um terrorista que estava sendo crucificado em seu lado. Sabe por que esse terrorista foi salvo, ó cruz? Mesmo Jesus estando naquela situação moribunda ele conseguiu ver que Cristo é rei.

Cruz eu não tenho raiva ou ódio de você, você não é a culpada, eu sim, pois sou pecador.
Cruz eu só tenho é que agradecer-te, pois tu és o conduite para a salvação de pecadores como eu.
Cruz hoje você é nosso símbolo maior, não existe salvação sem você, ó cruz de Cristo.
Cruz esse homem não é importante porque dividiu a historia em duas.
Ou porque os feridos que o procuram são curados e ressuscita morto.
Mas à diferença dele é que ele tem poder de perdoar pecados, mudar o caráter do ser humano.
Sabe cruz ele ressuscitou.