segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cadê você?


"O que a mídia de massa oferece não é arte popular, mas entretenimento que é destinado a ser consumido como comida, esquecido, e substituído por um novo prato."
W. H. Auden, 1962

Por favor, deixe-me desabafar...

Quando eu sonho em promover um encontro das pessoas com a beleza, sou logo surpreendido e decepcionado, pois esse encontro é algo quase impossível.

Não por falta de opção a beleza.

O pior é ouvir os caras-de-pau reclamarem, que não existe coisas boas no mercado, que não se promove a poesia, que não existe programação interessante. Preferem pagar valores até alto para se apinharem em uma balada qualquer, sem espaço para respirar ouvir um som de péssima qualidade (em todos os sentidos) do que prestigiar as mais belas poesias musicalizadas num ambiente agradável, o detalhe que quem promove esse ambiente é chamado de amigo e até de irmão, só isso já deveria ser motivo de audiência, mas pasmem, as pessoas não comparecem, nem pela amizade.

O que acontece nos SabadorarTe é uma das maiores expressão cultural-cristã de nosso tempo, que eu tenho orgulho de participar e promover, junto com outros dois guerreiros, Gerson e Wiliam. Que a comunidade betesdense do Tatuapé prefere muitas vezes trocar pelo esgoto disfarçado de televisão dos sábados a noite.

"A televisão é a primeira cultura verdadeiramente democrática - a primeira cultura disponível para todos e totalmente governada pelo que as pessoas querem. A coisa mais aterrorizante é o que as pessoas querem."
Clive Barnes, in New York Times

"A televisão é como a invenção das instalações sanitárias dentro da casa. Ela não mudou os hábitos das pessoas. Ela apenas os manteve dentro da casa."
Alfred Hitchcock

Alguém poderia dizer, “eu estou na igreja todos os domingos”, “preciso ficar com minha família”, “não da pra participar de tudo”, “alguma coisa tem que ficar de lado.”

Um evento que acontece a cada dois meses, não acredito que é maçante e se o evento fosse algo chato insuportável, também lhes daria razão.

Haverá um dia que se arrependerão, essa dádiva divina não estará tão fácil aos seus alcance, isso por muitos motivos, mas se você que lê essas linhas e pensa - “quem falou que sentirei falta” - e isso realmente acontecer, então a situação é ainda mais grave.

Tudo na verdade é uma grande falta de respeito, não apenas a nós organizadores, não aos belos artistas que convidamos, mas uma falta de respeito à beleza, a cultura musical e a boa musica brasileira.

O SabadorarTe tem a pretensão de ser presente a minha comunidade, mas é muito indelicado quando o presentes dado com tanto carinho e esforço são recusado.

Nossa comunidade vive uma crise, falta de comprometimento, falta verba para custear as despesas, todos se lamentam reclamam, mas fazem pouco, acho que estão “a espera de um milagre”, engraçado que é nesse púlpito que aprendemos que o milagre somos nós, (nós é que somos os promotores do milagre), e se um evento como o SabadotarTe da certo, a igreja também da certo, mas as pessoas não pretendem ser um milagre pra ninguém, o mais impressionante, não são um milagre nem a si mesmo.

Uma coisa eu garanto, existe um milagre que acontece a cada dois messes sempre no quarto sábado na igreja Betesda do Tatuapé, onde a arte é valorizada com a mesma intensidade, tendo publico ou não.

Às vezes acho que uma idéia medíocre, mesquinha, egoísta tomou conta das pessoas “só participo de eventos se eu os organizo”, “se de alguma forma estou envolvido”, “se eu vou pregar”, “se eu vou cantar”, “se me chamaram pra ficar na recepção”, etc. Como é difícil sentar, aquietar o coração e apenas receber, assim de graça.

Aos que acham que estou exagerando quando a qualidade do evento confira na internet nomes como: Miguel Garcia e Fátima Nascimento, Banda Ágape, Wander Peixoto, Vencedores por Cristo, João Alexandre, Stenio Marcius, Roberto Diamanso, Diego Venâncio, Coral Emanuel Louvores, Gerson Borges. Nosso blog http://sabadorarte.blogspot.com/.

O que me conforta é uma frase que alguém me falou, "Amor é dar o que não se tem a alguém que não quer." (Lacan). Deus fez isso deu seu único filho a homens e mulheres que não querem receber.

Para pensar "Apóie as bactérias. Elas são a única cultura que algumas pessoas têm." Anônimo

A beleza não desistiu, ela ainda os aguarda.

Aos que conseguiram ler até o final, desculpe-me pelo desabafo.

Jessé Soares

Um comentário:

Diogo disse...

Fico triste em saber que essa falta de compromisso está espalhada em todos os lugares, pensei que fosse exclusividade de Florianópolis, (brincadeira sei que existe em todos os lugares), mas deixar de curtir um som de primeira qualidade, deixar de rever os amigos, e perder a oportunidade de conhecer outras pessoas, penso eu, que não é um bom investimento ficar em casa nos dias do sabadorar te.Além do grande intuito que é Louvar e Adorar ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Eu creio que o irmão Jessé com esse texto, teve em mente encorajar aos irmãos para participarem deste evento. Aqui em florianópolis não é qualquer dia que tem João Alexandre não.... Se eu fosse os irmãos apenas desfrutaria daquilo que foi concedido.
Que Deus nos abençoe.
Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo.
Abração primo.